revoluciomnibus.com  James Anhanguera ERa Uma Vez A RevolUÇÃo  ...IV ERa Uma Vez A RevoluÇÃO RR REOCUPADA

       As sessões do Sindicato dos Jornalistas estão longe do esoterismo, mas também da monotonia.

       O PCP empenha-se a fundo em que não se faça do caso dos ‘extremistas’ um bicho de sete cabeças a atrapalhar as suas manobras de bastidores e faz tudo o que pode para à partida derrotar uma moção a eles favorável. Noto que deles sou o único de corpo presente a todas as sessões. À medida que elas se sucedem em ambiente cada vez mais efervescente mais e mais jovens de Letras militantes da União dos Estudantes Comunistas são convocados para apresentar-se como jornalistas, porque ninguém precisa provar nada.

       Vez ou outra um ‘extremista’ indignado levanta-se para interpelar um palestrante:

       - Por acaso, camarada, tu és jornalista?

       - Sou – responde-se candidamente. E fica-se por isso mesmo, não há nada a fazer.

       Já para o final da contenda, quando um ou outro pede a palavra, o pessoal do contra começa a grasnar em coro:

       UEC-UEC-UEC-UEC! – transformando o plenário da Rua da Emenda num lago do Campo Grande em domingo à tarde, para a euforia da petizada que a esta altura desdobra-se em redacções de moções para proibir este ou aquele de participar nas reuniões – Rápido, uma caneta, uma caneta! Papel, dá-me uma folha de papel!... Não, ó, assim fica melhor... Camaradas! Moção à mesa! Camaradas, um momento! Ponto d’ordem à mesa!

       Bakunin na câmara e Muriel mais o seu Nagra e a girafa a captar tudo, uma balbúrdia incontrolável, um do pessoal do contra chega a citar Piaget para dar ideia da incipiência de postura dos jovens da UEC, que estão a poucos votos de ganhar a pugna, vota-se e aprova-se ao cabo de uma meia dúzia de estafantes sessões uma moção a dizer que nenhum profissional deverá ocupar o lugar dos despedidos mas qual o quê, já a marxista-leninista União Democrática Popular está lá infiltrada com uns quantos peões que servem de cunha para uma re-ocupação da rádio e tudo vai pro beleléu e fica por isso mesmo, pardais ao ninho. Valeu pela diversão e experiência. É o que conta, afinal.

 25 antes durante depois ...............

          revoluciomnibus.com    IV Era uma vez a revolução 19           James Anhanguera

     ir para PORTAL de acesso a outros trechos e a Índice Remissivo de