revoluciomnibus.com  James Anhanguera ERa Uma Vez A Revolução    POR DENTRO E POR FORA EM LONDRES   EXíLADO II

 

Uma coisa nos distingue mais que qualquer outra. Ao contrário de mim Jimi é um moço extrovertido e sociável. Dispara ao amigo português que me levou até lá uma série de perguntas sobre a teia de correspondentes da BBC para pôr-me ao corrente da sua grandiosidade enquanto dirigimo-nos à cantina da Bush House. É também um tanto mitómano este Jimi.

Na bicha do self-service vemos Ivan Lessa, fundador e correspondente do Pasquim, primeiro e por enquanto único órgão da imprensa alternativa brasileiro, que conhecemos de vista de uma incursão ao Zepelim, um bar de Ipanema. O português apresenta-nos como dois amigos brasileiros.

 - E alguém duvida? – ironiza o jornalista, cujo mau (ou, doutro ponto de vista, bom) humor é já lendário, a apontar de longe para o passaporte entalado entre o cinto e a blusa de lã de Shetland roxa que acabo de comprar numa loja das imediações. – Brasil gigante, tricampeão do mundo de futebol, Sérgio Mendez and Brazil sixty-six, tudo bem! Mas não precisa exagerar! – alfineta, lançando-me à cara o estigma de um outro ex-preso político no exílio, se bem que de certo modo voluntário, e acertando-me em cheio, logo enrubescido, porque ditadura à parte, e já tínhamos uma base mínima de formação política, dias antes em Santa Teresa jactava-me de estar em trânsito para o berço do football mal o capitão Carlos Alberto Torres ergueu a taça no Estádio Azteca da Cidade do México e interrogava-me sem empáfia se haveria ufanismo patriótico em sentir-se orgulho de ser do país que levara também a famosa cantora, anos antes, a sugerir: so listen to the rhythm of the gentle bossa nova.

25 antes durante depois ..............

        revoluciomnibus.com  I  Por dentro e por fora em Londres 3        James Anhanguera

ir para PORTAL de acesso a outros trechos e a Índice Remissivo de