revoluciomnibus.com  James Anhanguera ERa Uma Vez A RevolUÇÃo  ...V DROGA LOUCURA E VAGABUNDAGEM A FESTA ACABOU II

       Vamos até a feira popular da festa. Tomamos uma jeropiga para aquecer aqui, um medronho para atestar ali e dirigimo-nos a uma barraca onde Cara decide testar a pontaria. Ganha uma garrafa de abafado. É a primeira vez que tomo (muito) álcool em ácido. A garrafa já vai a meio quando com copos de plástico na mão decidimos voltar ao recinto principal, onde agora apresentam-se osrea, que se auto-produzem e produzem outras bandas numa espécie de cooperativa anarca e muito criativa chamada Cramps. Na sua pesquisa de atonalidades a partir de algo como o grito primal Demetrio Stratos, o vocalista, compositor e alma da banda, radicaliza mais que Berio nas suas experiências com Kathy Berberian.

        Estamos ali apenas o tempo de saber do que se trata e logo voltamos para a feira popular em busca de mais festa. Cara chega a mijar em pé encostado ao balcão de uma barraca enquanto acabamos a garrafa e acaba a festa.

Pingo & abafado à mistura levam-nos ao delírio. Passamos pelo grande pavilhão quando Dias Lourenço, director do órgão porta-voz do partido, está a tentar pôr toda a gente para fora a gritar do palco, ao microfone:

- Camaradas, a festa acabou!

       Parece uma metáfora da situação político-institucional do país.

       - Acabou o quê?! Acabou nada! – rebate um festeiro que parece mais degringolado que nós.

       - Camaradas, a festa já acabou!

       - Acabou nada! A festa tem de continuar! – insiste o mangas aos berros.

       - Acabou camaradas!

- Tem de continuar!

 

No dia seguinte estamos no Hotel Altis onde os rea dão uma conferência de imprensa. Caradanjo continua a publicar crónicas sobre música no Página 1 e vai de interpelar e metodicamente insistir em tirar nabos da púcara sobre a incoerência dos ítalo-gregos que se arvoram em anarcas e por um punhado de carcanhóis têm o desplante de apresentar-se na festa não de um PC qualquer, ou de um como o italiano, que está aí a contestar a linha dura e até a falar em compromisso histórico com a Democracia Cristã, mas logo o PCP! O empenho que põe na tentativa de esclarecimento é tanto que três elementos chegam a levantar-se da mesa prontos a ir-lhe à cara de anjo e com isso encerra-se a conferência de imprensa, nós a baldar-nos e a ver ao longe Stratos transtornado a erguer os punhos na nossa direcção e a ser contido por organizadores.

- Qual rea e meia rea! Vamos mas é ver se o Jorge está com o seu amigo Archie e fumamos um joint!

  25 antes durante depois ..............

            revoluciomnibus.com    V Droga Loucura e Vagabundagem 12           James Anhanguera

               ir para PORTAL de acesso a outros trechos e a Índice Remissivo de