revoluciomnibus.com  James Anhanguera ERa Uma Vez A RevolUÇÃo  ...IV ERa Uma Vez A RevoluÇÃO PASOLINI

            Ivan estende-me uma série de recortes de artigos de Pier Paolo Pasolini publicados no Corriere della Sera de Milão e no Paese Sera de Roma entre 28 de Março e 11 de Julho. Tento entender o italiano, o que é difícil, mas ele ajuda. Não atino mesmo é com o raciocínio do realizador ao equacionar criticando as perspectivas de Portugal antes e depois do 25.

28 de Março de 1974. Reagindo a quente à hipotética tentativa de golpe de onze dias antes, escreve que para os grandes centros capitalistas internacionais Portugal deveria por força deixar de ser aquela sociedade severa, parcimoniosa, arcaica e entrar na roda viva do consumismo hedonista.

            A 10 de Junho, ao tergiversar sobre o fascismo em Itália no pós-guerra, diz que ‘o fascismo de Spinola’ seria um fascismo ainda pior que o tradicional, mas que não seria mais precisamente fascismo. Entre os dois, Marcelo e Spínola, o pior fascista reale é Spínola porque considero pior o totalitarismo do capitalismo de consumo que o totalitarismo do velho poder. De facto, guarda caso, o totalitarismo do velho poder não conseguiu sequer ‘arranhar’ o povo português: o 1o de Maio demonstra-o. O povo festejou o mundo do trabalho – depois de quarenta anos sem o fazer – com um frescor, um entusiasmo, uma sinceridade absolutamente intactos, como se a última vez tivesse sido ontem. É de prever no entanto que cinco anos de ‘fascismo consumista’ mudarão as coisas radicalmente: começará o emburguesamento sistemático também do povo, e não haverá mais espaço nem coração para as ingénuas esperanças revolucionárias. E cita o líder radical Marco Panella: São paleofascistas; portanto, não fascistas. Talvez o cineasta visionário só se tenha enganado na interpretação a quente do 1o de Maio, que terá sido a Marcha Triunfal do 25.

 25 antes durante depois ...............►

          revoluciomnibus.com    IV Era uma vez a revolução 22           James Anhanguera

     ir para PORTAL de acesso a outros trechos e a Índice Remissivo de