revoluciomnibus.com  James Anhanguera ERa Uma Vez A RevolUÇÃo  ...IV ERa Uma Vez A RevoluÇÃO RR sob pressÃo

Mal empossado substituto de Thomaz o general Spínola decide também radicalizar e decreta a suspensão por 15 dias e multa pecuniária de 500 contos aos órgãos de informação que atentarem contra os ‘interesses do Estado’, sem se importar em precisar que tipo de interesses seriam. Pretende desse modo impor, pouco mais de um mês após ter ladeado o anúncio do seu fim, a censura interna nos jornais, rádios e TV. Para um órgão como a RR quinze dias fora do ar e multa de 500 contos seria o fim da picada. A comissão de gestão decide obrigar os jornalistas a submeter os seus noticiários à aprovação de todos os funcionários da casa em serviço, sem distinção, assistentes de telefone e empregados de limpeza incluídos.

Antes da RGT convocada para deliberar sobre a questão Leite Vasconcelos bota discurso para uma pequena plateia mista de trabalhadores de vários sectores, entre os quais até produtores e realizadores independentes:

            - Sócrates, o filósofo de quem todos já devem ter ouvido ao menos falar, costumava dizer que o sapateiro não deve ir além do sapato. Quer dizer, cada qual deve exercer as funções para que está mais capacitado. Recorro ao sapateiro quando quero sapatos, e não ideias, dizia.

Em desafio à ordem Leite Vasconcelos faz com que um seu noticiário da tarde seja rubricado por todos os presentes e finda a azáfama denuncia a aprovação de uma notícia segundo a qual o presidente da República Popular da China, Mao Tsé-Tung, enviou um telegrama ao homólogo português, António Spínola, congratulando-o pelo 25.

O caso torna-se motivo de piada e no decurso do primeiro bate-boca na rádio desde o reviralho o ‘repórter nacional’, que também já não está a ver nada com bons olhos as convulsões no Século e na RTP, que até já foi alvo de uma ocupação militar, solta o verbo:

- Que rebalderia é essa?! Com o meu pão ninguém brinca!

O que passa a ser mais um motivo de piada:

- No caso pode-se até dizer que é o pão que o diabo amassou...

Leite Vasconcelos prova que o processo de auto-censura colectiva adoptado pela comissão de gestão não funciona e volta tudo como dantes. Mas o tour de force spinolista fez mossa.

 25 antes durante depois ...............

          revoluciomnibus.com    IV Era uma vez a revolução 14           James Anhanguera

               ir para PORTAL de acesso a outros trechos e a Índice Remissivo de