revoluciomnibus.com

incluindo Brasil de Lula a Temer

Anhanguera explora o bandeiranditismo brasileiro 350 anos depois de desbravar o sertão goiano para JK nele implantar Brasília.

Com o boom economico da Era Lula na segunda parte dos anos 2000 o Brasil chega a ser visto como nova superpotência e é-lhe atribuído status de protagonismo na cena política internacional como o maior entre os países latino-americanos que se incorporam na crescente onda de governos de esquerda.

Os latino-americanos, como na Venezuela, encheram o saco da prepotência da velha oligarquia corrupta e precisam acreditar no milagre da redenção, mas como o México acabam por abraçar de novo o PRI velho de guerra - uns e outros não fazem grande diferença, nem no engano e no volume do roubo. A nova superpotência Brasil não vingou e o governo dito de centro-esquerda é derrubado por um golpe (baixo) institucional em meio à incapacidade administrativa e a um tsunami de denúncias de corrupção. E o Brasil permanece parte nem importante do resto do mundo que tanto faz.

Esquerda-direita, 1-2: QUE DIFERENÇA FAZ?

 

A língua portuguesa carecia de um guia condensado com uma visão idiomática global (transcontinental) do Brasil. Não de parte, como é a actual cobertura jornalística do Brasil em Portugal, feita em sua maior parte por stringers brasileiros com uma visão apenas local (e circunstancial) dos fenómenos.

O relato parte de uma visão da realidade em movimento pendular do presente à história e da história ao presente e é a primeira compilação do género feita por um brasileiro com duas décadas de vida na Europa, sobretudo em Portugal, onde (quase) tudo teve a sua origem. Isto permite-lhe retratar a realidade com uma visão distanciada e enformada em como se vive e pensa no mundo que o formatou (o Brasil e o autor). Via de regra brasileiros conhecem (mal) uns poucos pontos do globo. O que dá ao relato uma perspectiva única.

É por isso muito pertinente a sua publicação em papel e e-book também no Brasil, para o que HÁ UMA VERSÃO NO IDIOMA E ORTOGRAFIA DO BRASIL.

on-line

trechos emPDF

1

apresentação

Brasil a Pique

Brasil dividido

2

diário de bordo iconico

rascunho

3

Welcome

to hell

4

esquerda

direita

- que diferença faz?

5

outra apresentação

BrasilUnDigest

6

videobook

TRECHOS

 on-line

videotecos apresentações gerais e trechos em formato videobook
sob o signo de O resto do mundo de Gabriel o Pensador e Diário de Bordo - Parte II  de Rashid
1

AQUI

AQUI

00:15

Profilme1

somProfilme1B

2

AQUI

00:13

Profilme2

somProfilme2B

3  

00:20

Profilme7

4

02:05

Profilme8

somProfilme8B

5  

AQUI

09:50

somProfilmao4

videobook

TRECHOS

6

AQUI

AQUI

 

que diferença faz?

 

 

08:59

Profilme12

Profilme13

7  

03:47

somProfilme14

8  

00:37

somguialeitura

9 AQUI  

07:57

diário de bordo iconico

rascunho

 

revoluciomnibus.com

ciberzine & narrativas de james anhanguera QUEM SOMOS   e-mail

 

revoluciomnibus.com - ciberzine & narrativas ©james anhanguera 2008-2016 créditos autorais: Era Uma Vez a Revolução, fotos de James Anhanguera; bairro La Victoria, Santiago do Chile, 1993 ... A triste e bela saga dos brasilianos, Falcão/Barilla: FotoReporters 81(Guerin Sportivo, Bolonha, 1982); Zico: Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão Zico, Sócrates, Cerezo, Júnior e seleção brasileira de 1982: Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão e Edinho: Briguglio, Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão e Antognoni: FotoReporters 81, Guerin Sportivo, Bolonha, 1981. CONTATO E-mAIL

educação diversão desenvolvimento humano

TM

Carolina Pires da Silva e James Anhanguera

TM