revoluciomnibus.com

                  Parangopipas

 

 

Parangopipa no ar com  Waly Saloo sailormoon  marinheiro da lua      luz sobre os  parangolés    de H.O.

 

           LET US REFLECT, LET US THINK BACK; LET US GO ALL THE SMALL AND GREAT WAYS! - FRIEDRICH NIETZSCHE: WILL TO POWER

   COSMOCOCA CC5 HENDRIX WAR

                               

1993. Neville D'Almeida revela instalação de 1973 que requer ambiente escuro, dois projetores de slides, músicas do disco War Heroes (1972) e redes para o público deitar durante a projeção. Sequência de 5 slides em que o rosto de Hendrix na capa do disco aparece redesenhado com linhas de cocaína. Hélio Oiticica fez 8 cosmococas, 5 com Neville, 2 com Marylin Monroe e Luis Buñel

        B L O G U E   E X P E R I Ê N C I A S   i n   C O S M O C O C A        

     programa in progress

A série nasceu da blague de cafungar pó na capa de Weasels Ripped My Flesh de Frank Zappa + Mothers of Invention.

    - Quem quer a sobrancelha? E a boca?

 H.O. - NÃO SE TRATA DE FAZER DA COCA O ABSOLUTO MÍSTICO-DEIFICADO Q VESTIU O LSD.

          - SE SE USAM TINTAS FEDORENTAS E TUDO O Q É MERDA NAS "OBRAS DE ARTE (PLÁSTICAS)"  POR QUE NÃO A PRIMA TÃO BRANCA - BRILHO?

 NEVILLE - A IDEIA ERA QUE VOCÊ PODIA FAZER UM TRABALHO COM QUALQUER MATERIAL. ACONTECEU SER COCA.

 cosmococa seria um filme de Neville D'Almeida. Foi ele quem criou o nome, fez os desenhos com cocaína enquanto Oiticica fotografava

 travesseiros espalhados pelo chão para espectador ver deitado projeção de slides também no teto

 É muito difícil os museus brasileiros e estrangeiros aceitarem estas Cosmococas por causa da referëncia à droga.

...................................................................................................................................................................................................................

jornal O Globo, Rio de Janeiro, terça-feira, 10 de maio de 1994

    SÃO PAULO EXIBE OBRA DE H.O. REJEITADA POR MUSEUS POR ALUSÃO À DROGA 

A  cocaína invade o cosmo

 

ME LEMBRO DA INAUGURAÇÃO DE TROPICÁLIA NO MAM EM 1967, AQUELE CALDEIRÃO QUE DESAGUOU NO TROPICALISMO, A ANARQUIA ARQUITETÔNICA DAS FAVELAS, A MARGINÁLIA, O MORRO DA MANGUEIRA E A SUPRA-SENSORIALIDADE DA CANNABIS SATIVA - WALY SALOMÃO, 1993

e chegou a ter grandes amigos na Mangueira - em 1964 um deles, o ladrão Cara de Cavalo, levou 100 tiros da polícia. Oiticica dedicou-lhe um epitáfio 

- Aqui está e aqui ficará. Contemplai seu silêncio heroico.

       SAILORMOON`S GROOVIE PROMOTION                         APOCALIPOPÓTESES

         ALFAVELA                         BRASISPERO                      (WALY SAILORMOON)

                     WALUCINADA                                                   (HÉLIO OITICICA)

    Violar, a velha brincadeira - violar vinte morenas e mudar de tom: vinte batidas de limão. No fundo ou no cafungo HO e Nev ille estavam só brincando como tanta gente naquela mesma época configurando outras cosmococas em fileiras de coca sobre capas de disco O tabuleiro nas rodadas de PÓ.

    Nunca vi tanta besteira junta como nos chamados Heliotapes - Antônio Calmon, cineasta, 1972

       bandeira em silk-screen de 1968 feita a partir de foto de Cara de Cavalo morto em suposto tiroteio com a polícia

                    incorporo a revolta

A prática eventual epidêmica da tortura de presos políticos e a prática permanente endêmica da tortura de detentos comuns. Waly Salomão, 1992

 

HO   H.O.   HO   H.O.   HO   H.O.   HO   H.O.   HO   H.O.   HO   H.O.    HO   H.O.   HO   H.O.

METAESQUEMAS sai truncado em Folha de São Paulo - mataesquemas

 

BÓLIDES  1963

 

PARANGOLÉS em Opinião 65 

    NÃO SE TRATA DO CORPO COMO SUPORTE DA OBRA; É A INCORPORAÇÃO DO CORPO DA OBRA E DA OBRA NO CORPO

 

PENETRÁVEIS 

 1967 exposição do grupo Nova Objetividade com TROPICÁLIA, O GRANDE PENETRÁVEL

 ambiente com dois cubos contendo elementos de jardins japoneses e das favelas cariocas. Abriga araras, jabutis, areia e pedra com um aparelho de TV

 

NÚCLEOS

 

BILATERAIS

 

RELEVOS ESPACIAIS

 

NINHOS em um escuta-se Luiz Gonzaga; outro Canabiana, que deveria ser forrado de folhas de cannabis

 

TENDAS

cyberparangolés do artista plástico americano Jordan Crandal (1996)

Über Coca, q não é Coke mas Coca-Cola porque dela deriva e H.O. brincou com o logo símbolo a etimologia e a historiografia

ENGANA-SE QUEM PRETENDE VER NOS TRABALHOS DE H.O. OS DELÍRIOS DE UM ARTISTA DESVAIRADO QUE NUNCA ESCONDEU TRABALHAR MOVIDO A COCAÍNA

   PENSAM Q EU ESTOU BRINCANDO QUANDO DIGO QUE A PINTURA ACABOU   

(como Hendrix) expandiu o território da arte a fronteiras nunca antes visitadas procurando integrar obra e espectador, provocando outros sentidos além do olhar

otariu toquim gabau 

 

             LET US REFLECT, LET US THINK BACK; LET US GO ALL THE SMALL AND GREAT WAYS! - FRIEDRICH NIETZSCHE: WILL TO POWER

                   B L O G U E   E X P E R I Ê N C I A S   i n   C O S M O C O C A        

É UMA EXPERIÊNCIA NASCIDA A PARTIR DA WEBPAGE revoluciomnibus.com\Hendrix.htm  have you ever been down to electric ladyland?  SOBRE A VIDA E OBRA DE JIMI HENDRIX E WORK IN PROGRESS INTEGRADO NA SÉRIE revoluciomnibus.com Parangopipas SOBRE AS OBRAS DE HÉLIO OITICICA E WALY SALOMÃO, BREVE TAMBÉM EM DESTAQUE EM   MÚSICA DO BRASIL DE CABO A RABO

 

revoluciomnibus.com eBookstore

 

acesse a íntegra ou trechos de livros de james anhanguera online a partir DAQUI

 

r MAPA DO SITE MAPA DA MINA         revoluciomnibus.com        

  ciberzine & narrativas de james anhanguera              QUEM SOMOS            e-mail

 a triste e bela saga dos brasilianos do desastre de Sarriá às arenas italianas

 la triste e bella saga dei brasiliani dalla strage di Sarrià alle arene italiane

   MÚSICA DO BRASIL

      DE  CABO A RABO

Notícias

             do          

   Tiroteio

A Fome no Mundo e os Canibais 

meio século de psicodelia e bossa nova

so listen to the rhythm of the gentle bossa nova  

  narrativas  de  rock  estrada  e  assuntos  ligados 

  Eternit    alvenaria    móveis das casas bahia sambagode   breganejo   rap funk & derby azul  no  sacolão  do  faustão

Novelas & Trivelas  

Boleros & Baladas

 

  LusÁfricabrasileira

   lusáfricabraseira

             você está aqui

revoluciomnibus.com - ciberzine & narrativas ©james anhanguera 2008-2016 créditos autorais: Era Uma Vez a Revolução, fotos de James Anhanguera; bairro La Victoria, Santiago do Chile, 1993 ... A triste e bela saga dos brasilianos, Falcão/Barilla: FotoReporters 81(Guerin Sportivo, Bolonha, 1982); Zico: Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão Zico, Sócrates, Cerezo, Júnior e seleção brasileira de 1982: Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão e Edinho: Briguglio, Guerin Sportivo, Bolonha, 1982; Falcão e Antognoni: FotoReporters 81, Guerin Sportivo, Bolonha, 1981. CONTATO E-mAIL

educação diversão desenvolvimento humano

facebook.com/ james anhanguera twitter.com/revoluciomnibus instagram.com/revoluciomnibus - youtube.com/revoluciomnibus dothewho

TM .....................

Carolina Pires da Silva e James Anhanguera

TM